Alquimizadora que nos Alimenta

DSC01060-001Daniela Ricardo é licenciada em Enfermagem. O contacto com as pessoas começou cedo, quando ajudava a mãe no cabeleireiro, ao mesmo tempo que perdia a sua timidez com as clientes mais afoitas. Trabalha no Instituto Português de Oncologia do Porto como Enfermeira desde 1997, local onde ainda exerce essa actividade profissional e também a de orientadora de estágio de Estudantes de Enfermagem.

Em 2004 tirou o Curso de Shiatsu no Instituto Português de Naturalogia, no Porto  com o intuito de o aplicar na sua área profissional. Só mais tarde surgiu a alimentação na sua vida, como objecto de estudo e frequentou os 3 níveis do Curso Curricular de Macrobiótica, no Instituto Macrobiótico de Portugal, formando-se como professora e consultora de macrobiótica.

Trabalhou no “SHA Wellness Clinic” (Alicante-Espanha) como enfermeira, terapeuta de Shiatsu e professora de Macrobiótica.

É apaixonada pela cozinha, adora cozinhar e ensinar quem com ela quer aprender a alquimia do alimento como cura, ou apenas como prazer sensorial. Desde que se formou na Macrobiótica participou em vários projectos como IDEALNATURAL – um projeto de Alimentação e Consultoria Macrobiótica e  a delegação do Instituto Macrobiótico de Portugal no Porto.

Hoje abraça um novo projecto a aBiofamily juntamente com o Luís Baião,  que visa não só divulgar a Culinária Natural com base na filosofia macrobiótica, como levar todos os que os acompanham a sonhar e iniciarem viagens primeiro dentro deles mesmos e depois quem sabe, pelo Mundo.
Desde sempre se sentiu atraída pelo “mundo alternativo, natural e mais ecológico”.

É apaixonada pelo Mundo e por conhecer novos lugares. Já cozinhou nos mais variados locais nas suas incursões pelo mundo, tanto num registo mais curativo como num festivo. Mas não quer ficar por aqui. A sua missão é levar cada vez mais pessoas a adoptarem um estilo de vida saudável e consciente, que contribua tanto para o seu bem-estar físico, como para o equilíbrio e sustentabilidade  do planeta.

Adora a cozinha, danças do mundo, agricultura biológica, passear de bicicleta, dormir ao luar e conhecer gentes… “É no contacto com o outro que ficamos a conhecer quem habita o nosso corpo.”

Visitou cozinhas do mundo e assim depois de Portugal, Marrocos, Perú, Brasil, Índia, Nepal, Cambodja, Vietname e Tailândia… surge a realização de um sonho que estará disponível para todos vocês a partir  de 19 Fevereiro. O livro “Viagens da Comida Saudável” é o culminar dessas viagens aliadas à consciência alimentar.

Projecto pessoal →   aBiofamily