A vida na simplicidade, António e Vitália

 Os Hobbits são dois seres maravilhosos e cheios de sabedoria. Quem os conhece fica fascinado como o amor e simplicidade que deles brota. Sim, brota e sem que façam qualquer esforço!

 
 A Vida ensinou-os a amar as pequenas coisas da vida. O canto dos passarinhos, a luz do sol, a gratidão de estar vivo, o respirar, o sentir, o ver, andar, cheirar… As coisas que tornam a vida grandiosa. Ambos nasceram em famílias humildes, muito humildes e desde cedo tiveram que se fazer à vida.

 
O António nascido 1942 têm 73 anos e  começou com cerca de 6 anos a pastar com as cabras, a fazer os mais diversos trabalhos na sua terra natal, Baleizão – Baixo Alentejo, para ajudar a família. O meu Rico António, nome pelo qual ainda é conhecido pelas gentes mais antigas da terra, sempre foi adorado por todos. Não foi para a escola como a maioria dos meninos, porem aprendeu a ler quando já tinha 18 anos. Trabalhou nos mais diversos ofícios durante a sua vida. Foi pastor, pintor, electricista, técnico de electrónica, electricista, técnico de som, trabalhou na construção civil e em muitas mais actividades. Recentemente está reformado, dedica os seus dias à agricultura biológica, a ler tudo o que lhe suscita interesse, desde livros de desenvolvimento pessoal até á constituição Europeia, (este ano leu a bíblia completa, velho e novo testamento, em apenas 2 meses), a partilhar a Casa dos Sonhos e a sua sabedoria com quem o quer visitar e a dar um pouco de si nas inúmeras massagens aos pés que oferece de coração. Têm uma busca constante para o melhor consciência e formas de ter uma vida sempre mais saudável. Desde 2007 este Alentejano de gema faz uma alimentação natural excluindo completamente a carne e dando prioridade a produtos sem químicos.

 
A Vitália também começou cedo. Nascida no Caramulo em 1944, após terminar a quarta classe, como as meninas da família, foi para Lisboa trabalhar. Trabalhou muito em diferentes casas, passou fome e aprendeu na dureza o custo da vida. Também teve vários empregos na indústria fabril de material eléctrico e de fechos, numa fundição onde fazia todo o trabalho de escritório, no círculo de leitores teve 35 anos, onde desempenhou várias tarefas. Longa e difícil foi a sua história, mas sempre acreditou nos seus ideais e lutou por uma vida melhor e mais justa, para ela e para os outros. As injustiças foram o motor e terminar com elas foi uma das razões que a fez crescer. Hoje partilha o seu conhecimento com quem a quer ouvir, suas histórias são muito interessantes e diversificadas. É uma cozinheira de alimentação natural de mão cheia e uma mãe extremosa. Também em 2007 tirou um Curso de Culinária macrobiótica e desde ai é a sua alimentação. Cuida de todos os que se aproximam dela, esquecendo ma maioria das vezes de cuidar dela própria. Adora a jardinagem e possui um conhecimento de ervas e chás ímpar. Escreveu um livro com a sua história de vida para ajudar todos a serem mais positivos e verem o melhor da vida. 

 
A Vitália e o António, são um casal que cresceu interiormente juntos. Lutaram pelos mesmos ideais, foram namorados, cúmplices, amantes, amigos, confidentes… foram tudo e ainda são tudo, um para o outro. É lindo ver um Amor como o deles! Forte e sadio. Ambos cresceram, mas mantiveram sempre a individualidade de cada um.
Foram pais, de dois belos rapazotes – o Luis e o Vasco. Ensinaram-os a sonhar, a serem justos, a amarem a vida e sobretudo a fazerem aquilo que os faz feliz. 
Muito mais se pode dizer sobre os Hobbits, mas o melhor é ouvirem a sua história na primeira pessoa.  

Livro da Mãe Vitália. Pelas peripécias da vida e desafios! » descarregue aqui o PDF  icon pdf